VOCÊ ESTÁ EM >> CLÁSSICO VIENENSE

Clássico Vienense

Releituras do assento da cadeira mais vendida da história do design.

A Wiener Geflecht, típica trama vienense, feita com casca de rattan (palhinha indiana), com seu padrão octogonal, popularizou-se nas cadeiras do marceneiro e industrial alemão Michael Thonet, estabelecido em Viena, que inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira envergados no vapor. Deste processo, surge em 1859 a revolucionária cadeira Nº 14, a mais vendida da história e uma das primeiras a ser produzida em série e de forma desmontável. Graças a predicados como funcional, ergonômica, leve, barata e elegante, em 1930 já eram 50 milhões de peças fabricadas, sendo bastante exportada e imitada. Seu assento geralmente de palhinha, inerente à cadeira que virou um ícone, tem inspirado inúmeros designers a reinterpretá-lo em novas ideias e aplicações.

MESA "529 RIO", CASSINA

Projetada por Charlotte Perriand, em 1962 no Rio de Janeiro, a mesa lateral, composta por seis faces, em raios diferentes e uma abertura central.

 

BANDEJA NORMANN COPENHAGEN

A trama clássica combina perfeitamente com as linhas modernas nesta bandeja. Ao mesmo tempo leve e natural, serve um café ou acomoda as frutas.

POLTRONA "COLÔNIA", MINIFORMS

A peça combina a estrutura metálica com a leveza da malha vienense. Numa seleção abrangente de cores e materiais, a poltrona pode ser personalizada.

LUMINÁRIA CANE FLOOR, ATELIER 2+

Baseado na tradição do sudeste asiático de tecelagem de palhinha indiana, o estúdio de design Atelier 2+ criou uma coleção atemporal de diferentes móveis e acessórios para casa, em trama vienense. Este clássico mobiliário ganhou um visual moderno, que se integra perfeitamente aos espaços atuais.

SOFÁ RED EDITION

Uma estrutura elegante em madeira maciça, laqueada de preto, e revestimento de veludo de seda proporcionam uma aparência elegante e aconchego na sala de estar. Especial ênfase é colocada no acabamento de primeira classe e materiais de alta qualidade.

CADEIRA DE BALANÇO "GRÖNDAL", IKEA

Rattan tecido à mão com estrutura de favo de mel e cinza fina. A trama gera leveza e um toque vintage.

BANCO IAIÁ, GUSTAVO BITTENCOURT

Pautada nos grandes mestres do modernismo brasileiro, utiliza a o calor da madeira, a leveza, conforto e transparência da palhinha e a plasticidade e rigidez do metal.

CADEIRA DALILA, ANDRÉ FERRI

De produção artesanal, o modelo tem uma graça vintage. É feita de madeira Freijó, couro e palha natural, com acabamento em verniz à base d’água.

ARMARINHO TREVO, MIÚDA MOBÍLIA

Na altura da criança, o Armarinho Trevo foi pensado para desenvolver a autonomia dela, ao se vestir ou guardar seus objetos sozinha. Mas pode ganhar outras funções na casa. Em madeira maciça de Tauari, palhinha sintética e puxadores de couro.

MESA HERA, ACIOLE FÉLIX STUDIO

Inspirada na arquitetura moderna de Brasília, mais precisamente nas colunas do ginásio Nilson Nelson em Brasília, de autoria de Ícaro de Castro Mello e Cláudio Cianciarullo. É fabricada artesanalmente, com madeira maciça Jequitibá e palhinha natural, usando técnicas tradicionais de marcenaria.

BUFFET TRAMA, LATTOOG

A Palhinha, aqui aplicada nas portas, remete aos antigos “respiradores” de portas, que raramente se encontram aplicados ao mobiliário contemporâneo. Em MDF folheado e palha natural, com a cabamentos em freijó ou Imbuia.

REVISTEIRO GRETTA, LUCAS L. NEVES / ARBOL DESIGN

Peça coringa, pode estar em qualquer canto da casa – da varanda gourmet ao banheiro. Materiais: madeira com detalhes em palhinha, haste em latão maciço e base em aço revestida em madeira.

CABIDEIRO SERGIO MENEZES, U.Q.A MÓVEIS

Peça única, feita com madeira de reaproveitamento maciça Jacarandá e palhinha Natural. Os ganchos são uma seleção de peças garimpadas a dedo.

MESA LATERAL MOIRÉ, O FORMIGUEIRO

A mesa foi concebida para simular o efeito moiré, que dá seu nome. As duas camadas em palhinha da peça provocam uma ilusão de ótica a medida que o observador se aproxima do móvel. Uma peça com materiais clássicos e formas contemporâneas, e acima de tudo puramente brasileira. Sua produção é 100% manual e artesanal. Em madeira roxinho, palhinha Natural e vidro.

SOFÁ BERNARDES, ANDREU CARULLA

De apelo intemporal, temperança, elegância e conforto, a coleção Bernanrdes do espanhol Andreu Carulla para a marca CRU. foi criada para resistir ao teste do tempo. Tem aparência esbelta, mas seus materiais e geometria a tornam robusta e resistente.

GUARDA-ROUPA LIGHT, MATHIEU GUSTAFSSON E NIKLAS KARLSSON

Inspirada nas lendárias bolsas Palmgrens do anos 60, em couro e palhinha, a dupla formada pelo designer Mathieu Gustafsson e marceneiro Niklas Karlsson criou a série de móveis GRAND, que inclui o guarda-roupa LIGHT em madeira de bétula laqueada, rattan e detalhes em latão.