VOCÊ ESTÁ EM >> EXPOSIÇÃO APRESENTA SÃO PAULO NA BELLE ÉPOQUE

Exposição apresenta São Paulo na Belle Époque

           Será aberta no próximo dia 25, data em que São Paulo completa 464 anos, a exposição fotográfica “Belle Époque na Garoa - São Paulo entre a Tradição e a Modernidade”, no Museu Casa de Cariolato. A mostra produzida pela Fundação Energia e Saneamento está sendo organizada pela Associação Paulo Duarte e pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM SP), com o apoio da Prefeitura de Franca. Para a abertura prevista para às 20 h, será realizada a Roda de Conversa “Belle Époque Caipira da Alta Mogiana”, tendo como facilitadores os professores de História da Unesp Franca, Pedro Tosi e Mildred Gonçalves, com apoio da Associação dos Cafés Especiais da Alta Mogiana.

            A exposição é composta por dez painéis com fotos e textos que retratam os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas e arquitetônicas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20. São Paulo acolhia as tendências francesas na moda, nas artes e na arquitetura. Alguns dos painéis destacam a inauguração do Theatro Municipal, o Viaduto do Chá, o café, o Carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924.

            A Belle Époque, expressão francesa que significa bela época, foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra franco-prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Foi um período central na modernização de São Paulo.

Serviço

Visitação: De 25/01 a 25/02/18 - Segunda a Sexta-feira das 8 às 16h

Local: Museu Casa de Cariolato -  Rua Campos Salles, 2210, no centro

Informações: (16) 3711-9569