VOCÊ ESTÁ EM >> INSTITUTO JOÃO DE BARRO CONSTRÓI SEGUNDA CASA EM FRANCA

Instituto João de Barro constrói segunda casa em Franca

A família beneficiada é composta por 8 pessoas, a mãe e 7 filhos, sendo quatro especiais.

Com o objetivo de oferecer moradia digna a famílias carentes, através de construções ou reformas, o Instituto João de Barro está construindo a segunda casa em Franca. O imóvel, que terá uma área de 130 m2, está localizado no Residencial São Paulo e as obras estão em fase de execução dos muros de arrimo, seguidas do aterro do terreno e fundações. A família que será contemplada com a residência já foi definida. É composta por oito pessoas, sendo uma senhora viúva, mãe de sete filhos e quatro são especiais.

Carlos Tavares, presidente do Instituto João de Barro, explicou que a organização conta com uma comissão de triagem, da qual participam assistentes sociais e psicólogos, que realizam todo o levantamento socioeconômico das famílias cadastradas no órgão, inclusive com visita domiciliar. Segundo ele, a comissão escolhe a família mais necessitada das que estão cadastradas. “Procuramos selecionar famílias que não têm nem condições de adquirir casas pelos programas sociais do governo”, informou Carlos Tavares.

Para essa segunda unidade, o projeto foi desenvolvido para atender as necessidades da família contemplada, com ambientes amplos para a circulação de cadeiras de rodas. Tavares destacou que a família pagará pelo imóvel, um valor simbólico dividido em 72 parcelas. Após esse período, a casa será transferida para os beneficiários. “Decidimos não entregar a casa, gratuitamente, por questões de dignidade da família. Esse valor pago será utilizado pelo Instituto para a construção de novas casas e, assim, sucessivamente”, disse.

A previsão do Instituto é entregar a casa entre dezembro desse ano e janeiro de 2018. Para que isso seja possível, o Instituto João de Barro conta com o apoio da população, através de doações de materiais de construção, financeiras, com o trabalho ou participando de campanhas que são realizadas, como a de caldos e eventos, com renda em prol da organização. 

Primeiro Lar

A primeira unidade construída pelo Instituto João de Barro foi entregue no ano passado, no Jardim Santa Bárbara para uma família de seis pessoas. Carlos Tavares lembra, com emoção, que os beneficiados viviam em condições precárias e para agravar a situação, a família foi acometida pela enfermidade da mãe, que sofreu um AVC e estava acamada. Segundo ele, a família foi instalada em um imóvel alugado para que a casa fosse demolida e um novo projeto fosse executado. Durante as obras, a senhora com 43 anos, faleceu.

Joel de Souza, beneficiado com a nova moradia, ressaltou que o apoio do Instituto veio em meio à turbulência que estava enfrentando, com a perda da esposa. Segundo ele, foi um apoio incondicional para que ele pudesse recomeçar a sua vida com os quatro filhos, atualmente, com 18, 16, 15 e 12 anos. “É a prova que Deus existe e que tem pessoas que ainda estão dispostas a ajudar o próximo e investir na família. Do abraço, uma palavra amiga até a construção da casa, tudo foi essencial para nós”, contou, emocionado.

O Instituto

O Instituto João de Barro de Franca é uma organização sem fins lucrativos nascida em 2015. Hoje, conta com 90 voluntários entre arquitetos, engenheiros, psicólogas, assistentes sociais, advogados, juiz, administradores, dentre outros. Além dos projetos para a construção ou reforma das casas, desenvolvidos por engenheiros e arquitetos experientes, as famílias beneficiadas recebem todo o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos, antes, durante e após a entrega do imóvel. Informações e doações ao Instituto João de Barro podem ser feitas pelo telefone (16) 99181-1811 ou pelo e-mail ijbfranca@gmail.com.