VOCÊ ESTÁ EM >> O MELHOR AMIGO DO JARDIM

O melhor amigo do jardim

Você ama seu cão e ama seu jardim, mas nem sempre a convivência entre ambos é tranquila. O que fazer? Confira 14 orientações que podem amenizar, às vezes até solucionar, este problema.

Comece a treinar seu cão cedo

Cães idosos podem aprender novos truques, mas é melhor treiná-los desde filhotes, pois já serão capazes de entender e dominar comandos básicos.  Se não for capaz de ensiná-lo, chame um treinador.

 

Não deixe seu cão sozinho

Se você quer um jardim ou gramado perfeito, dê atenção ao seu bichinho de estimação. Deixados sozinhos, rapidamente encontram maneiras de se divertir – o que pode significar desenterrar suas plantas favoritas, por exemplo.

 

 

Tenha seus brinquedos “à boca”

Mantenha brinquedos especiais – inteligentes, mastigáveis, interativos, anti-stress  – para seu cão brincar no jardim. Cães ficam entediados facilmente e precisam de estímulo físico e mental, todos os dias.

 

Feche portas e/ou portões

Para manter o seu cão fora do jardim, use travas potentes no portão. E cuide para que as crianças ou funcionários não os deixem abertos.

 

 

Use uma cerca

Se tudo falhar, proteja seus canteiros com uma cerca, ainda que baixa.  Uma barreira visual pode ser surpreendentemente respeitada por seu cão.

 

Experimente um canil

Construir um canil onde o cão permaneça com segurança durante o dia pode ser uma boa solução. Você pode criar algo mais atraente com cerca viva, cobrir o terreno com cascalho e incluir até uma pequena piscina, além de objetos interativos, como escada e túnel, por exemplo.

 

 

Dê-lhes abrigo

Mesmo que seu cão viva dentro de casa, ele vai gostar de ter seu próprio cantinho, lá fora, onde pode se refugiar do mau tempo, também.

 

Caminhadas com seu cão

Cães precisam gastar seu excesso de energia e exigem exercícios. Caminhe com o seu por 45 minutos todos os dias. Isso o fará se sentir apto e feliz.

 

Inclua seu cão

Os cães são animais de companhia e não gostam de ser mantidos em outra parte da casa quando você tem visitas. Portanto, cuide para que seja bem treinado e convidado para às atividades da família.

 

Forneça Água

Cães sentem muito calor, por isso é bom ter uma fonte de água doce disponível. A água pode ser um bom elemento para ele fazer “arte” no jardim. Há piscinas próprias, em formato de osso e patas, até.

 

Pavimente os caminhos

Mantenha os pés e patas secas de seu animal, pavimentando os caminhos do jardim –  ele logo aprenderá a usar este passeio.

 

 

Use plantas repelentes

Pesquise sobre ervas que exalam fragrâncias repulsivas para os animais, como citronela e erva doce, por exemplo. O cheiro intenso de algumas flores, como malmequer, gerânios, calêndula, bergamota e arruda também costumam repelir cães e gatos, bem como arbustos e plantas rasteiras com espinhos.

 

Plante em vasos suspensos

Se nada der certo, plante suas flores favoritas e legumes em recipientes suspensos. Assim não serão pisoteados por quatro patas.

 

Cuide dos animais idosos

À medida que os cães envelhecem, a audição ou a visão podem diminuir, ou eles podem ter dificuldade para se locomover. Se você tem um cão mais velho, esteja alerta para evitar que caia acidentalmente na piscina ou passe por trás dos carros. Cães idosos podem sofrer quando as temperaturas sobem ou descem demais. Não se esqueça de oferecer-lhe um lugar confortável para relaxar.