VOCÊ ESTÁ EM >> UM LUGAR À SALA! COMO DECORAR COM OBJETOS DE VALOR SENTIMENTAL

Um lugar à sala! Como decorar com objetos de valor sentimental

Ao contrário do que muitos imaginam, um velho objeto de valor sentimental – guardado não, escondido em algum armário -, pode se transformar numa peça chave e dar um verdadeiro up na decoração contemporânea da sua casa.

Por Maria Cecilia Maciel

 

Decorar o lugar onde se mora é definitivamente um trabalho inacabado. Mesmo se você contratar um especialista em interiores para refazer cada espaço, imprimindo sua assinatura, o espaço inevitavelmente se transformará ao longo do tempo, pois você acaba adicionando peças sentimentais, relíquias familiares e colecionáveis, lembranças ​​de viagens recentes.... Cada novo item é um reflexo da sua vida e personalidade em algum momento. Eles fazem de sua casa um lar e não um projeto impessoal.

Às vezes, principalmente nas mudanças, é preciso “limpar” gavetas, armários, baús, classificando o que é de valor, o que deve ser mantido, o que deve ser vendido ou doado. Surgem, então, vários dilemas e decisões difíceis a serem tomadas – ainda que não haja absolutamente nenhum motivo para manter algo que você não vá usar ou exibir.

Para muitos, é difícil incorporar na sua decoração aquele tesouro tão querido. Eis algumas boas ideias que podem ajudar.

 

Parede de Objetos

Repleto de personalidade, este apartamento assinado por Melina Romano possui um grande acervo da trajetória de seus proprietários, o qual vai desde quadros até mobiliário.

Ao entrar no ambiente, o visitante é surpreendido por uma parede composta não apenas por quadros, mas também por objetos, formando uma composição bastante harmoniosa e única. Destaque para o bar itinerante, que nada mais é que um carrinho de bordo da Varig.

 

Introduzir o antigo no novo

O 'vintage moderno' é um termo que descreve a forma como incorporamos peças de uma era passada em espaços de vida contemporâneos. Mas é preciso encontrar o equilíbrio certo, contrastando peças de herança com novos achados. Um console colonial em uma sala atual, cercada por arte e design autoral; um relógio de pé do século 19 sobre um piso de cerâmica lime; uma peça clássica reciclada com forro do tecido da moda ou uma pintura contrastante e alegre numa cadeira sisuda...

 

Misture

Use suas peças herdadas de maneiras inesperadas - copos de cristal ou vasos como acessórios de iluminação, por exemplo; bules como cachopo; caixas de relógio de mesa como espaço de armazenamento e quadros antigos com arte contemporânea. Os elementos tradicionais muitas vezes parecem menos exigentes quando misturados em espaços ecléticos e podem imprimir um toque orgânico e suave num ambiente mais estéril.

 

Encontre o equilíbrio

Cercar uma peça antiga com móveis e arte moderna ou pintá-la com uma cor atual para ganhar destaque na decoração pode parecer simples, mas nem sempre. É preciso entender de equilíbrio, cores, simetria, pesos e medidas. Mas existem algumas regrinhas básicas. Optar por itens contemporâneos menores em um aparador antigo é um exemplo. A proporção nunca deve ser 50/50. Isso vale para o mobiliário pesado, que deve ser limitado, se deseja um efeito mais suave e ajustado.  É incrível como apenas um belo arranjo de flores pode iluminar uma peça mais escura e velha, assim como um tapete colorido e moderno sob seus pés.

 

Revele o rústico

Você tem algum tapete de herança acumulando poeira? Eles são perfeitos para cobrir um pufe, banco ou otomano. Mande dar uma boa lavada e adicione uma moldura ou guarnição bacana, e substitua as pernas ou pinte as antigas para dar à peça uma sensação mais moderna.

 

Molduras e redomas

Coleções, medalhas, souvenires, peças de valor sentimental podem ganhar molduras ou redomas feitas por você mesmo. Este é um truque de estilo realmente simples e eficaz: use frascos e vasos vintage, de alturas diferentes e agrupe-os em números ímpares para criar peso visual e simetria. A chave da sua primeira casa, rolhas de vinho inesquecíveis, moedas, passagens guardadas de cada país visitado, páginas de revistas, partituras antigas e até o cachecol feito pela sua vovó podem ser exibidas num belo e criativo quadro.

 

Toque de arte

Uma galeria com o seu portfólio pessoal, passagens da sua família ao lado de quadros antigos, gravuras, pinturas originais ou mesmo espelhos tem uma vibração surpreendentemente contemporânea quando pregados em uma sala de estar moderna.